quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

50 DICAS SOBRE CABELOS



1. Para evitar a queda de cabelo: os aminoácidos e as proteínas - encontrados em carnes, ovos, leites, e grãos - fortalecem os fios. O cobre, presente nas nozes, castanhas e ostras, estimula o crescimento. O ferro, encontrado no gérmen de trigo, nas amêndoas, passas, no feijão, nas lentilhas e folhas escuras, ajuda a dar força. O zinco, presente nas nozes e gema de ovos, reduz a oleosidade excessiva. E óleo de linhaça dá mais brilho aos fios.
 
2. Água quente estraga os cabelos. O ideal é lavá-los com água morna ou fria. Ela prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.
 
3. Prender os cabelos não tem nada a ver com fazê-los crescer mais rápido. Além disso, os fios podem se romper, principalmente se forem presos ainda úmidos, quando a elasticidade dos cabelos fica alterada e mais suscetível à ruptura.
 
4. Os cabelos se acostumam com um xampu depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.
 
5. Dá para fazer cabelos crescerem mais rápido! Há ativos que estimulam o crescimento. Nenhum deles faz com que os cabelos cresçam mais do que 1 centímetro e meio por mês. Mas alguns fios têm déficit de crescimento e, neles, o efeito pode ser notado. Ativos como cisteína (encontrada em xampus), aminoácidos como a cerina e arginina, cafeína, serenoa repens, a urtiga, soja, vitamina B6, zinco, gérmen de trigo, levedo de cerveja, o ômega 3 e o ginseng ajudam os fios a crescer. Já ampolas de vitaminas encontradas em farmácias podem ser prejudiciais. A vitamina A, por exemplo, quando adicionada aos xampus, pode aumentar a oleosidade. - Dica de Sheila Belotti, terapeuta capilar
 
6. Ao terminar a lavagem dos cabelos, retire o excesso de água com uma toalha. "Os fios encharcados absorvem menos o condicionador", diz Ricardo Chamorro, do Homa Salon, em São Paulo. Depois de distribuir o condicionador pelas mãos, aplique no comprimento, massageando cada mecha. Enxágüe por cerca de dois minutos. "Ou até a água ficar límpida", diz Edy Silva, do Hair Station, em São Paulo.
 
7. Como os fios dos cabelos cacheados não são regulares, ficam sujeitos à aderência da poluição. Quanto mais secos estiverem, mais sofrem. Por isso, é importante hidratar os fios diariamente com leave-in e fazer máscaras de tratamento uma vez por semana.
 
8. Quem tem aquele cabelo tão liso que parece que a "vaca lambeu", pode usar os finalizadores em spray com partículas que encorpam o fio e dão a impressão de volume. Outra alternativa são os sprays fixadores modernos, que dão textura ao cabelo sem endurecê-los. Para obter tal efeito, aplique de baixo para cima, puxando as mechas com os dedos.
 
9. Quem tem o cabelo "jeitoso", aquele que não é nem liso, nem cacheado, tem dificuldades para achar finalizadores específicos. Então, siga a receita básica: hidratantes leave-in de textura suave, como a do gel-creme com leve efeito antifrizz, seguram a sua onda, literalmente. Pomadas à base de água dão brilho e definem mechas.
 
10. "O cabelo cacheado precisa de hidratação", afirma Eron Araújo, cabeleireiro do salão W Iguatemi, em São Paulo. Além de devolver água aos fios, os finalizadores contêm silicone, que forma um filme protetor e ajuda a controlar o frizz. Eles também podem ter fixadores, como os mousses, que mantêm os caracóis no lugar por mais tempo. A textura faz toda a diferença.
 
11. Quem tem cabelos compridos e lisos, deve evitar o excesso de cremes. Quando os fios estão muito hidratados, com muito condicionador, a chapinha não se fixa. Quanto mais secos e porosos eles estiverem, mais lisos ficarão após o processo. Afinal, a meta da chapinha é tirar a umidade dos fios.
 
12. Para um banho de creme eficaz, leia as instruções da máscara a ser utilizada, deixe o produto agir conforme o tempo indicado, enquanto a máscara estiver no cabelo, desligue o chuveiro e aguarde. Capriche no enxágüe final para não sobrar resíduos nos fios.
 
13. O óleo de coco natural é ótimo para hidratar os cabelos secos. Ele pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Adicione uma colherzinha na sua máscara preferida e faça uma hidratação semanal. Dica de Sheila Belotti, terapeuta capilar.
 
Cabelo
Foto: Redação Gloss

Penteados

14. Mesmo que seus cabelos cacheados sejam compridos, é possível conseguir um efeito black power cheio de glamour. Tenha à mão um modelador de cachos de espessura fina e um bom spray de fixação. Separe mecha por mecha, passe o spray e enrole no babyliss. Depois estique e desfie, debaixo para cima, cada cacho com as pontas dos dedos.
 
15. Mesmo quem tem cabelos lisos pode conseguir ondas sexies. O truque é usar os produtos certos e não ter pressa para poder se dedicar ao penteado. Com os cabelos recém-lavados e ainda úmidos, aplique mousse de fixação. Aí, separe-os em mechas. Passe spray seco de fixação média em cada cacho e depois enrole-os com o modelador. Deixe-os presos no topo da cabeça com grampos. O spray seco vai garantir a fixação do penteado e dar brilho aos fios. Finalize passando os dedos entre os cachos para desmanchá-los.
 
16. Se seus cabelos forem levemente ondulados, levante o visual dando mais volume a eles. Usar o modelador de cachos fazendo um "S" deixa-os desestruturados e meio bagunçados. Um superestilo para quem quer sair um pouco dos cabelos normaizinhos. Antes de usar o modelador passe um leave-in com proteção térmica para não estressar os fios e depois, spray fixador para segurar a cabeleira.
 
17. Cabelos crespos precisam de uma dose extra de criatividade para saírem do visual comum de todos os dias. Faça algumas tranças embutidas e bem apertadas até a metade da cabeça. Use o resto do cabelo para trás deixando as pontinhas meio arrepiadas.
 
18. Todo mundo quer ter cabelos lisos na raiz e ondulados no comprimento. Para atingir esse nirvana, tenha por perto spray de fixação e modelador de cachos ou bobes no tamanho médio ou largo. Enrole mecha por mecha do comprimento sem chegar até a raiz. Pare quando chegar na altura do nariz. Prenda os cachos formados com grampos e espere pelo menos meia hora. Depois solte e amasse-os debaixo para cima para que eles ganhem um efeito triangular.
 
19. E para ganhar volume? A chave é encorpar os fios. Tente produtos como um mousse, depois seque os cabelos com a cabeça para baixo. Passe as mãos entre os fios, movimentando bem o secador. Penteie os cabelos do lado contrário ao que está acostumada. Depois volte os fios para o lado de preferência. Os cabelos descolam da raiz e ficam mais soltos. Dica de Marcos Proença, cabeleireiro.
 
Cabelo
Foto: Dedoc Abril

Química

20. Quem tem química nos cabelos - tintura, progressiva e relaxamento - precisa ficar meio neurótica para protegê-los no verão! Não dá nem para pensar em sair de casa sem antes passar nos fios algum produto com filtro solar. Além do sol, cloro e água salgada desbotam a cor.
 
21. Teste a tintura na pele antes de passar nos cabelos. Espere 48 horas, veja se há reação. Um alerta: muitas vezes as químicas das tinturas e escovas progressivas são incompatíveis. Aí a tinta pode não pegar ou danificar os cabelos. Dica de Yuja Antero, cabeleireiro.
 
22. Não use tinturas mais do que uma vez por mês. Em reflexos e descolorações, espere pelo menos dois meses. Retoques devem ser feitos só na região que cresceu, nunca nos fios já coloridos. Dica de Yuja Antero, cabeleireiro.
 
23. Para manter a cor e a saúde dos fios, só com hidratação. Recomenda-se duas máscaras, para usar alternadamente. Uma para fortalecer, que contenha proteína e queratina, e outra para hidratar, à base de óleos minerais ou manteiga de karité. Dica de Yuja Antero, cabeleireiro.
 
24. Os vermelhos mais intensos, que puxam para o alaranjado e ficam bem próximos de uma cor ruiva natural, são ótimos para as branquinhas. Destacam olhos azuis, verdes ou castanho-claros, comuns nas mulheres de pele alva. As morenas de peles amareladas podem usar os tons bordos. O pinhão funciona para as mais morenas.
 
25. O marrom-chocolate é um dos campeões de vendas das tinturas para usar em casa. Se a idéia é escurecer os fios com castanhos ou pretos, fique atenta: "Tons escuros criam sombras no rosto. Se a mulher tem manchas, olheiras ou é dona de traços fortes, isso será acentuado", alerta Francisco De La Lastra, do salão De La Lastra, em São Paulo.
 
26. Se você quer virar loira, fique atenta! A principal referência é a cor dos cabelos na infância. Os reflexos em diferentes tons e com as pontas ligeiramente mais claras são os melhores para dar um aspecto natural. Os cabeleireiros aconselham um processo gradativo, clareando dois ou três tons a cada nova sessão.
 
27. Cabelos claros absorvem a pigmentação castanha ou preta facilmente. O problema é que nesses casos o desbotamento acontece rápido. Se for aplicar tonalizante, será necessário fazer mais retoques, para que o cabelo não vá ficando avermelhado.
 
28. Você sabe a diferença entre relaxamento e progressiva? A química é a mesma, a diferença está na técnica. Na progressiva, alisam-se mais os fios, depois usa-se secador e chapinha. O relaxamento só suaviza as ondas, que são secas de forma mais natural. Tudo depende do quão liso a cliente quer o cabelo. Dica de John Miyata, cabeleireiro.
 
29. Truques para a química durar mais: a progressiva e o relaxamento sem formol não saem dos cabelos porque modificam a estrutura dos fios para sempre. O retoque é feito só quando a raiz for crescendo. Já o formol é tão prejudicial que o impacto causado nos fios é irreversível. Ou seja: depois de um tempo, além de os cabelos perderem o efeito liso ficam estragados. Dica de John Miyata, cabeleireiro.
 
30. Atenção! Fios com química, progressiva, relaxamento ou descoloridos tendem a ficar quebradiços e podem até cair. E nada de usar produtos com formol. Além de proibidos, eles podem causar alergias e danificar os cabelos para sempre. Utilize químicas que contêm tioglicolato, guanidina e hidróxido de sódio - usados separadamente. Só um bom profissional sabe o melhor princípio para cada fio. Dica de John Miyata, cabeleireiro.
 
Cabelo
Foto: Mari Queiroz

Secadores e chapinhas

31. Como os cabelos crespos embaraçam com facilidade, antes de começar a chapinha divida a raiz dos cabelos em quatro partes iguais, formando triângulos. Depois, é só pentear.
 
32. Para dar um aspecto mais natural, as donas de madeixas longas e lisas devem fazer a chapinhas da seguinte maneira: no topo da cabeça, passe a chapinha com as mechas para cima, no sentido do nascimento dos fios. A raiz não fica artificial.
 
33. Quem tem cabelos curtos e lisos, deve passar a chapinha no comprimento e, quando chegar nas pontas, dar leves viradinhas. Como as pontas não terminam no mesmo ponto, alisá-las direto dá aparência ressecada.
 
34. Quem tem cabelos lisos, mas ondulados nas pontas, para dar um caimento mais natural, deve separar as mechas em linhas diagonais na raiz ao fazer a chapinha. Use uma chapinha mais larga, já que a raiz é lisa e não precisa de muita aproximação do calor.
 
35. Quem tem cabelos longos e cacheados, com os fios ainda úmidos, pode fazer uma pré-escova. Isso facilita o alisamento. A chapinha ideal para os fios longos e cacheados é a de cerâmica fininha, com íons. Os cabelos têm carga negativa, os íons são positivos e fecham as cutículas dos fios. Isso dificulta a entrada de umidade e aumenta o brilho.
 
36. Faça uma escova de salão! Depois do xampu e condicionador, jogue um jato de água fria. Passe um leave-in termoativado no comprimento. Separe os cabelos em mechas e vá secando com o bocal centralizador do secador junto à escova. Dê uma distância de uns 2 centímetros, para não queimar os fios. Por fim, passe um jato de ar frio nos cabelos. Dica de Tiago Parente, cabeleireiro.
 
37. As donas de cabelos quase lisos muitas vezes sofrem com os fios rebeldes (rebeldia, às vezes, causada pelas tinturas, especialmente as clareadoras, ou pelo uso constante de chapinha e secador, que acabam danificando a estrutura dos fios e modificam a sua forma). Aí, hidratação é fundamental. Produtos de efeito alisador, com moléculas que dão mais peso aos fios, ajudam a manter o cabelo bem retinho.
 
38. Os secadores com íons fazem efeito. Se as cutículas dos cabelos estão fechadas, eles têm aparência de liso. Se estiverem abertas, ele enrola. As cutículas abrem quando os íons estão negativos e fecham quando estão positivos. É só aprender a usar o secador para conseguir o efeito desejado. Dica de Tiago Parente, cabeleireiro.
 
39. A chapinha ideal para os cabelos crespos é feita assim: divida os cabelos em mechas finas e passe uma chapinha fina com íons. Essas pranchas têm concentração maior de calor e alcançam mais a raiz. Evite apertar a chapinha no mesmo lugar por mais de três segundos. Ultrapassar esse tempo pode deixar os fios quebradiços.
 
40. A melhor chapinha para os cabelos longos e lisos são as de cerâmica larga. Elas têm menor concentração de calor e danificam menos os fios lisos, que são mais sensíveis. Cabelos lisos já não têm muito volume. Então passe um reparador não oleoso depois da chapinha, para não deixar os fios pesados.
 
41. Quem tem as pontas onduladas, deve evitar dividir os cabelos ao meio ou de lado antes da chapinha. Esses tipos de fios não têm volume na raiz e, se a prancha for passada dessa forma, podem ficar com aquele jeito de "a vaca lambeu". "Não aproxime muito a chapinha da raiz, pois o cabelo quente, ao cair no couro cabeludo, faz com que a produção de sebo seja estimulada. Até porque, a raiz dele já é lisa!", alerta Rodrigo Cintra, do Studio W.
 
Cabelo
Foto: Redação Gloss

Cortes e franjas

42. Vai tosar? Não se reprima. Leve uma foto de um corte de que você gosta, porque é difícil para leigas expressarem o que querem. Mas, ainda assim, ouça a opinião do profissional, porque só ele saberá se o corte escolhido vai combinar com o seu tipo de fio. E nada de ajustar o corte em casa. Corte é no salão. E, de preferência, de dois em dois meses. Dica do Evandro Ângelo, cabeleireiro
 
43. Os cabelos têm um ciclo de dois a sete anos. Depois disso, morrem. Então sete anos é o prazo máximo para ficar sem corte. Mas não vale a pena ficar tanto tempo assim sem cortar. Cabelos sem força não crescem. Dica de Sheila Belotti, terapeuta capilar.
 
44. Dica de amiga: se quer um corte com franja tem de pensar na praticidade. Quem tem cabelos crespos fica escrava do secador e da chapinha. Nesses casos, faça uma escova progressiva leve só na franja. Dica de Luciano Calçolari, cabeleireiro.
 
45. Para secar a franja, vire a boca do secador para baixo e use as mãos. O efeito é melhor do que secar com uma escova ou fazer chapinha. Mas isso só é possível para quem tem cabelos mais domáveis, os lisos ou levemente ondulados. Dica de Luciano Calçolari, cabeleireiro.
 
46. Para deixar a franja exatamente como quando cortou, retoque de vinte em vinte dias. E, claro, dá para mexer na franja sem ter de cortar os cabelos. Os cabeleireiros gente boa fazem até de graça, em dois minutinhos. Dica de Luciano Calçolari, cabeleireiro.
 
47. Não existe um tipo específico de corte que favoreça os cabelos cacheados ou crespos. Tanto os cortes simétricos como os assimétricos podem funcionar. O importante é que o profissional avalie os cabelos enquanto secos para que sejam cortados conforme o caimento. Se você quer menos volume, aposte em um corte feito cacho por cacho (a pontinha tem de estar virada para dentro, formando um "S"). As mais ousadas podem usar cortes mais curtos e armados. O retoque deve ser feito a cada dois meses.
 
48. Para evitar as pontas duplas, corte as pontinhas dos cabelos de dois em dois meses. Se for cortar em casa, compre uma tesoura feita para...cortar cabelos. Jamais arrebente as pontas duplas com as mãos. Isso só deixa os cabelos mais sensíveis. Dica de Marcos Coraza, cabeleireiro.
 
49. Cauterizações feitas em salão, que reconstituem as falhas de queratina dos cabelos danificados, são perfeitos para acabar com as pontas duplas. Mas elas precisam ser feitas no salão, porque a queratina só cola nos fios com calor. Se durante o procedimento houver algum erro, os cabelos quebram como um vidro. Cabelos com tintura merecem um bom tratamento de dois em dois meses. Cabelos virgens, a cada quatro meses. Dica de Marcos Coraza, cabeleireiro.
 
50. Nunca se esqueça: cabelos crespos e cacheados não podem ser cortados com a base reta para não ficarem com efeito piramidal e encher de volume. O corte deve ser em camadas para harmonizar a ondulação. Quando secos, jamais devem ser penteados. Dica de Marcos Proença, cabeleireiro.

 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...