quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alimentos com alto índice glicêmico e laticínios provocam acne


Um estudo publicado ontem (20) no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics trouxe à tona uma antiga discussão sobre a possível relação entre acne e dieta. Apesar de muitos considerarem mito a ideia de que comer chocolate, por exemplo, causa espinhas, pesquisadores da New York Medical College e da New
York University encontraram fortes indícios de que a ligação realmente exista. Para eles, alimentos com alto índice glicêmico e laticínios têm influência sobre os níveis hormonais de um indivíduo, o que poderia gerar alterações na pele.

A equipe de especialistas envolvida fez uma vasta revisão da literatura para entender como as diferentes gerações encaravam a relação entre alimentação e espinhas. Eles ainda buscaram informações de estudos entre 1960 e 2012. Os textos mostraram que desde o final de 1800, a acne tem sido associada ao consumo de chocolate, açúcar e gordura. Entretanto, no início da década de 1960, começam a surgir pesquisas dissociando o problema da dieta.

Entretanto, a análise deu origem a seguinte conclusão: alimentos de alto índice glicêmico, como doces e laticínios, podem aumentar o aparecimento de espinhas. A possível explicação seria o fato de que doces sejam rapidamente absorvidos na corrente sanguínea, o que influenciaria os níveis hormonais e desencadearia a produção excessiva de sebo. No caso do leite e de seus derivados, o próprio alimento já carrega hormônios.

Casos mais graves de acne podem prejudicar a vida social do indivíduo, gerando ansiedade e depressão. Por isso, buscar tratamento aos primeiros sinais da acne pode ser fundamental para a saúde física e mental. A seguir, confira algumas dicas para evitar a acne:
Mulher passando protetor solar - foto: Getty ImagesAtenção ao protetor solar 
Escolha um protetor solar que seja oil free. Esses produtos não têm óleos na sua composição e, por isso, não favorecem a obstrução dos poros, que favorece o aparecimento de espinhas. Esta dica cabe para todos os tipos de pele, e não só para quem tem pele oleosa.

Apesar disso, Cláudio Mutti sempre recomenda que a pessoa faça um teste com diversos tipos de protetor para ver qual se adapta melhor a própria pele. As apresentações em mousse, spray e gel, por terem toque mais seco, também podem ser boas opções.

Anderson Zei, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser, explica que nenhum tratamento estético específico para acne está totalmente contraindicado no verão. É preciso, apenas, tomar algumas precauções. Evite a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, use sempre chapéus e filtro solar com fator de proteção mínimo de 30.  
Sabonetes - foto: Getty Images
O sabonete ideal 

O melhor sabonete para limpar a pele é o neutro. Mas quando o processo inflamatório está muito acentuado outros produtos podem ser utilizados. "Sabonetes adstringentes, que diminuem significativamente a oleosidade, e sabonetes com substâncias antissépticas, que ajudam a controlar a proliferação bacteriana, podem ser bons aliados!", explica o dermatologista Cláudio Mutti. 
Lavando o rosto - foto: Getty Images
Lave o rosto com cuidado 

Apesar do calor provocado pelas altas temperaturas, evite o exagero. "É importante manter a higiene, mas não se deve lavar a pele excessivamente. Isso porque quanto mais ela for lavada, maior será a produção de sebo. Lavar a pele duas vezes por dia é o ideal, uma vez pela manhã e outra pela noite", explica Cláudio Mutti. Para realizar o procedimento é importante que a água não esteja quente e que a oleosidade seja completamente removida, mas sem machucar a pele.

O especialista explica, ainda, que não existe comprovação dos efeitos positivos da água termal, produto com possível ação anti-inflamatória, nesses casos. Lenços umedecidos ajudam a manter a pele limpa, mas aqueles que têm álcool na composição podem aumentar a oleosidade e piorar a hidratação da pele.  
Mulher passando cosmético- foto: Getty Images
Princípio ativo 

O azuleno, o enxofre e o ácido salicílico são algumas das substâncias que têm propriedades secativas e ajudam no controle da acne. Mas Cláudio enfatiza que é essencial procurar um dermatologista ou cosmetólogo para orientar o melhor produto para a sua pele. "Muitos sabonetes e cremes contêm algumas dessas substâncias, mas, nem por isso, são as melhores opções. Não adianta ter uma substância boa e outras ruins", diz ele. 
Limpeza de pele - foto: Getty Images
Limpeza de pele 


A frequência indicada é de uma vez por mês, em casos mais avançado ela pode ser feita quinzenalmente por um profissional especializado. O procedimento tem função antiseborreica e remove as bactérias colonizadoras da pele. "É interessante fazer a limpeza de pele usando produtos próprios para a pele com acne e associar a esfoliação, que retira as células mortas" explica Cláudio.

Este tratamento, como outros procedimentos estéticos, pode ser feito durante verão, mas sempre com o cuidado de proteger adequadamente a pele. Se possível, não se exponha ao sol. Caso contrário, não se esqueça do filtro solar com FPS 30, de usar chapéus e de evitar sair ao sol entre as 10 e 16 horas 
Alimentação saudável - foto: Getty Images
Cuidado com a alimentação 

A alimentação é um dos principais causadores da acne. No verão, prefira alimentos que, além de leves e refrescantes, ajudam a manter a pele hidratada. Frutas, verduras, legumes e sucos são ótimas pedidas. Manter a pele saudável ajuda a evitar a proliferação de bactérias.

Alimentos ricos em zinco e betacaroteno diminuem a produção de sebo e, consequentemente, as espinhas. Abuse de saladas com folhas verdes escuras ? como o espinafre, o brócolis, a couve e o agrião -, cenoura e abóbora. Sucos de manga e pêssego também protegem a pele.

Deixe as frituras da praia de lado e opte pelos frutos de mar preparados de maneira saudável. Este alimento é rico em zinco, que ajuda a evitar acne.  
Maquiagem - foto: Getty Images
Maquiagem 

"A maquiagem ajuda a disfarçar os furinhos da pele e a oleosidade, que aumenta no verão. Mas esses produtos de beleza podem conter impurezas que se depositam no interior da pele e aumentam as chances de infecções locais", explica Cláudio Mutti.

Alguns aliados são a maquiagem mineral, cujos componentes combatem a oleosidade, e o primer, ou pré-base, que ajuda a fechar os poros e impede que a maquiagem e outras substâncias irritantes penetrem na pele.  
Tratamento estético - foto: Getty Images
Tratamentos estéticos 

Todos os tratamentos para acne podem ser realizados no verão, desde peeling químico até laser, desde que o paciente seja orientado a evitar o sol e usar protetor solar - com fator de proteção ao sol 30, no mínimo. Cláudio Mutti recomenda o uso da luz pulsada, que tem ação anti-inflamatória, para controlar as acnes. A transmissão
de luz e calor ajuda a desobstruir os poros e melhora o aspecto da pele. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...