Os rostos redondos e quadrados são suavizados em cortes com as laterais desfiadas. Já os compridos combinam com franjas ou aquele franjão lateral. Quem tem rosto pequeno precisa de um corte que deixe o rosto limpo e com movimento para fora.
Quanto maior seu cabelo, maior deve ser o intervalo entre os cortes. Quem tem cabelos curtinhos deve voltar ao salão todo mês para que não perca o corte. Os mais compridos podem aumentar o intervalo, e quem quer deixar crescer, é bom dar uma limpada nas pontas a cada 3 a 4 meses.
2 – Coloração
Se você prefere manter a cor natural dos seus cabelos, ótimo, uma preocupação a menos! Agora, quem gosta de mudar o visual deve ficar atenta a alguns fatores se quiser mudar para loira, morena ou ruiva.
Antes de chegar no salão e pedir para que seus cabelos negros fiquem platinados, verifique a cor desejada realmente combina com você – não só com sua personalidade, como também com o tom da sua pele. A cor original dos seus fios também influencia. Quanto mais distante da sua cor natural for a cor desejada, mais química será necessário para atingir o tom, e, conseqüentemente, mais danificado será o cabelo.
Quem tinge os fios tem que redobrar os cuidados com hidratação para que não fiquem ressecados;
Para evitar um estranhamento, não radicalize. Vá mudando o tom aos poucos até chegar no ponto desejado. Essa "adaptação" pode também ser feita através de mechas, caso queria ficar loira por exemplo;
Dependendo da cor e do crescimento dos seus cabelos, o retoque na raiz deve ser feito entre 30 e 60 dias. No caso de mechas, o intervalo entre os retoques pode chegar a 3 meses;
Os cabelos mais claros dão uma aparência mais jovem pois deixam o rosto mais leve. Já os escuros pesam um pouco mais;
Fique atenta à diferença entre balaiagem e reflexo. A balaiagem faz mechas tom sobre tom, ou seja, estas podem ser castanho claro, mel, marrom. Já o reflexo trabalha cores claras mais fortes e definidas, como tons de loiro claro e loiro platinado.
3 – Tratamento
Cabelos danificados pelo sol, mar, falta de cuidados etc precisam de tratamento de choque para que se recuperem. Uma seqüência de tratamentos pode resolver o problema. A seqüência pode ter a partir de 3 sessões até quantas forem necessárias, sempre semanais. Existem diversos tipos de tratamentos, como a cauterização (à base de queratina), a reconstrução (queratina e outras proteínas), nutrição etc.
Alguns tratamentos requerem que você fique dois ou três dias sem lavar os cabelos, para que o produto penetre profundamente nos fios;
Depois que os fios estiverem recuperados, uma manutenção mensal mantém o viço dos cabelos.
4 – Escovas
Engana-se quem pensa que as escovas, definitivas ou temporárias, só servem para quem quer fios lisos. As cacheadas também podem apelar para tratamentos como o stableus para acalmar os cachos e reduzir o volume. As que têm ondas mas gostam de um visual escovado podem acordar todos os dias com fios retinhos através de alisamentos como o photon hair (feito com o auxílio de uma luz fotônica) e o alisamento japonês.
A escova progressiva, alvo de muita polêmica, está liberada, segundo Brigitte Revollo, se usada com fórmulas com até 4% de concentração da química alisante.
As escovas tradicionais, feitas com secador, modelam o penteado, deixam os fios mais bonitos e brilhosos. Use um protetor térmico antes e um spray finalizador depois, para fixar melhor;
As escovas definitivas devem ser refeitas a cada 3 a 6 meses, dependendo do tipo de cabelo original e do ritmo de crescimento da raiz;
Quem faz escovas definitivas deve ter cuidados redobrados com hidratação para tratar os fios, pois levam muita química.
5 – Cuidados diários
De nada adianta gastar um dinheirão no melhor salão, experimentar as técnicas mais modernas e as tinturas da última moda, se você não for cuidadosa com seus cabelos no dia-a-dia. O tratamento diário que você dá a ele é determinante para que seus fios mantenham-se bonitos e saudáveis.
Hoje em dia há uma infinidade de marcas e tipos de xampus e condicionadores. Podem ser para cabelos quimicamente tratados, cacheados, lisos, castanhos, ruivos ou dourados e por aí vai. Escolha o que mais tem a ver com seus fios e troque de produto periodicamente, pois os cabelos se acostumam com a fórmula.
O ideal não é lavar os cabelos todo dia. No entanto, se você sente necessidade de lavá-los diariamente, não aplique xampu sempre, para evitar que os fios fiquem porosos. Alterne seu uso dia sim, dia não, e nos dias em que não usá-lo, use apenas condicionador nas pontas.
Escove bastante seus cabelos, para ativar a circulação do couro cabeludo e distribuir a oleosidade ao longo dos fios. Prefira uma escova tipo raquete com bolinhas nas pontas das cerdas, que massageiam a cabeça.
Sempre que expor os fios ao sol, aplique um filtro solar especial para evitar que a cor desbote.
6 – Manutenção
Uma vez por mês, recorra a um dos tratamentos de choque já citados para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Se você não tem tempo ou dinheiro para ir ao salão, use cremes de tratamento em casa, uma vez por semana. Uma boa hidratação é fundamental para manter os fios saudáveis, macios e brilhosos.
As máscaras de tratamento vendidas em mercados e farmácias dispensam o uso de toucas térmicas. Lave os fios, seque-os com uma toalha e, com eles úmidos, aplique o creme mecha por mecha por mecha. Deixe agir por 15 a 30 minutos e depois enxágue.
7 - Alimentação
Uma boa alimentação é uma grande aliada da saúde e beleza dos seus cabelos. Evite frituras e comidas muito gordurosas. Beba bastante água e recheie o cardápio com alimentos que dão uma força aos seus fios.
Laticínios com baixos teores de gordura, vegetais verdes e ricos em caroteno e frutas (por causa da vitamina A);
Frutas ricas em vitamina B6 como banana, ameixa e melancia, assim como frutas ricas em vitamina C como goiaba, laranja e acerola;
Nozes e legumes, ricos em biotina e zinco;
Carnes magras, aves e peixes com alto teor de proteína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário